DEUSES – CORELLON LARETHIAN

Dando continuidade ao assunto, optei por falar um pouco sobre Corellon que é um bom exemplo de deidade usada e descartada, pois ele é um dos mais comuns entre os deuses e é bem especifico em seu dogma pois é o deus dos elfos e guerreiros, além dos amantes das magias e beleza, assim é fácil principalmente se você é elfo e não quer deixar a lacuna de divindade em branco na fixa. Então, quando bati o olho nessa matéria achei muito legal e está aqui ela para você:

Corellon Larethian, o senhor dos elfos.

“Nunca dê uma espada a um homem que não sabe cantar; um homem que vive apenas para matar logo encontra a morte e leva consigo diversos de seus aliados. Porém, um homem que celebra a vida e brande com coragem sua arma certamente conduzirá seus irmãos à vitória...” - Corellon Larethian

Classe: Guerreiro 21/ Mago 30/ Clérigo 15
Tendência: Caótico Bom
Posto Divino: 19 (Divindade Maior)
Domínios: Caos, Bem, Proteção e Guerra
Plano Natal: Arbórea


O líder e mais poderoso entre os Seldarine, as divindades élficas, Corellon Larethian é o deus da Música, Magia e Guerra, assim como o pai de todos os elfos. No início das eras, a deusa Lolth era a consorte de Corellon Larethian, sendo que ambos deram origem à deusa Eilistraee. Após a rebelião de Lolth, que culminou na criação dos elfos negros (aqueles que apoiaram sua tentativa de usurpar o trono de Corellon), Corellon Larethian a baniu para o Abismo, onde ela passou a ser conhecida como a Deusa Aranha e rainha dos Elfos Negros.

Corellon ofereceu na época uma chance de redenção a todos os elfos que seguiram a causa de Lolth, mas estes estavam tão sedentos por poder que recusaram. Furioso, Corellon os amaldiçoou e estes nunca mais conseguiriam andar sob o sol sem sentir uma grande dor, em seus corpos e almas A partir deste momento, eles passaram a ser chamados Drow. Eilistraee, que inadvertidamente colaborou com os planos da mãe, recebeu o perdão de Corellon, mas mesmo assim deixou Arbórea, e passou a trabalhar na redenção de todos os drow.

É interessante lembrar que apesar da confusão de nomes, inicialmente “drow” representava os elfos malignos que servem a Lolth, enquanto Elfos Negros eram aqueles que haviam nascido entre os Drow mais que, ao seguir a doutrina de Eilistraee, não eram maus. Hoje, não há mais clara distinção entre os nomes.

Após a traição de Lolth, Sehanine Moonbow passou a ser a nova rainha dos elfos. Na Grande Guerra que ocorreu entre elfos e orcs, uma luta terrivelmente acirrada entre Corellon Larethian e Gruumsh, o deus dos orcs ocorreu. As lendas contam que em um momento em que os dois poderosos deuses se encontravam em um momento decisivo de seu confronto, que já durava vários dias, a lua brilhou mais forte no céu, fato que aumentou o poder de Corellon por apenas um instante, mas foi suficiente para que o deus dos elfos habilmente arrancasse o olho de Gruumsh com um golpe de sua espada, encerrando o confronto naquele momento.

Neste ponto as lendas diferem quando explicam a causa do brilho repentino da lua. Em uma versão, a lua teria brilhado a mando de Sehanine, que desejava muito ajudar seu amado. Em outra versão, a lua brilhara devido ao poder e fé dos elfos, que durante um breve momento superaram as hordas orcs no confronto que se estendida até no plano material.

Desta forma, Gruumsh e Lolth tornaram-se os maiores inimigos de Corellon e seu povo. Porém, Corellon Larethian conta com outros poderosos deuses como aliados, sendo os principais Yondalla, a mãe dos halflings, Garl Glittergold, o deus dos gnomos e Moradin, o pai dos anões, um jurado inimigo de Gruumsh.

Corellon trata com muita atenção todos os assuntos ligados aos elfos e meio elfos, e ensina a seus seguidores que estes devem aprender a apreciar as verdadeiras belezas da vida (música, poesia e a natureza), mas que devem manter sua habilidade com a espada o mais acurada possível, pois sempre haverá momentos em que será necessário lutar para proteger sua própria liberdade e a daqueles que lhes são caros.

A mais conhecida oração de Corellon Larethian é a Litania das flechas, sempre lida em élfico antes de uma grande batalha. Ela começa com: “Hei-Corellon shar-shelevu…”, que significa “Corellon, por sua graça conceda-nos...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!