Táticas de batalha - Trabalho em Grupo II


      O combate é um trabalho de equipe e somente o trabalho em conjunto de todo o grupo é capaz de resultar em uma ação vitoriosa. É verdade que muitas vezes há um grande talento individual que pode mudar toda a situação. Mas e quando todo o grupo é composto de pessoas, digamos, comuns. Ou seja, pessoas que são boas no que fazem, mas não são extraordinárias a ponto de definir o rumo de uma guerra ou de um pequeno combate. Nestas horas o fator ‘Grupo’ ajuda muito. Normalmente nossas campanhas de jogos medievais são compostas de grupos pequenos. São nestes pequenos grupos que fica mais fácil, ou mais maleável, trabalhar com a questão de formações.
Primeiramente é necessário ter um líder no grupo. Não necessariamente alguém que dê ordens a torto e a direito e não escute seus companheiros. O líder de um grupo de heróis deve ser alguém que escute seus companheiros e dê a palavra final em qualquer dúvida. É ele então que acaba definindo a formação do grupo.
Por exemplo. Vamos pegar uma situação comum em nossas campanhas, uma dungeon de corredores estreitos, onde são capazes de andar somente duas pessoas lado a lado. O bom neste caso é colocar na frente os guerreiros. Estes costumam ser mais resistentes e estão prontos para um combate corpo a corpo, se houver à possibilidade de escolha coloque os mais resistentes, ou que possuem melhor armadura ou mesmo aqueles que possuem escudos, que acabam sendo muito útil para ataques contra arqueiros.
Na segunda fila prefira os guerreiros mais leves, que podem ser capazes de passar pelos guerreiros da frente para auxiliar no combate mais rapidamente. Ou até mesmo guerreiros improvisados, como ranger, ladrão, que são capazes de participar de um combate, mas possuem pouca resistência e armadura, deixando então os primeiros golpes para aqueles que podem agüentar mais tempo.
Nas fileiras restantes, tente colocar aqueles que possuem ataques à longa distância como arqueiros, arremessador de facas, lanças e até mesmo magos. Aproveitando que estou falando de ataques de longa distância, porque não o grupo todo não investe em pelo menos um ou dois ataques de longa distância? Quem sabe os guerreiros da frente tenham bestas ou lanças para arremessar, isso pode dar uma tremenda vantagem, enquanto o grupo adversário se aproxima o seu grupo já pode ter realizado um ou dois ataques.
Lembro que já usei está tática em uma narração. Muitas vezes decidíamos o combate apenas com nossas armas de longa distância. E olha que apenas um ou dois eram realmente bons nessas armas. Mesmo não possuindo muita habilidade nelas, é possível ferir ou até mesmo atrapalhar a carga inimiga. Imagine um grupo vindo no mesmo corredor, onde apenas dois passam lado a lado, se derrubar um ou dois corpos na frente, os que vêem atrás vão ter que reduzir sua velocidade e isso pode ser importante para que o mago do grupo prepare sua magia ou que os guerreiros realizem um ataque devastador.
Esta dica é o básico para se entrar em corredores, mas há um porém.Muitas vezes não podemos nos esquecer da retaguarda. Então quando houver o receio de um ataque furtivo por trás, coloque alguém lá, de preferência um guerreiro bem perceptivo, talvez até mesmo o líder do grupo (pretendo falar deles em outro post).
Outra boa dica é deixar rápidas palavras chaves prontas para auxiliar o grupo. Por exemplo, se os arqueiros da fileira de trás querem atacar, mas os guerreiros da frente estão atrapalhando um ‘abaixa’ pode ser útil, mas o bom é ser preparado antes, para que todos já saibam que uma abaixada rápida é o suficiente. Isso pode ser usado para tudo, para avisar de inimigos, para dar apoio, para abaixar, esquivar, virar à esquerda/direita etc e tal. Se não for avisado antes alguém pode se confundir e até atrapalhar o combate dele.
Em áreas abertas o bom é não se separar, o famoso círculo é o mais indicado. Com todos de costas um para o outro, estando preparados para ataques de todos os lados e aí sim, poder decidir para onde atacar, caso o ataque vise apenas um lado do círculo. Talvez seja aconselhável colocar o mago do grupo (caso exista) no centro, para ficar mais protegido, entretanto, isso acaba o deixando visado contra ataques de longa distância, como por exemplo, um arqueiro que esteja escondido.
Apesar de esta dica não ser de formações (também pretendo falar desta em outro post), que tal não usar os estereótipos básicos. Magos são bastante visados em combate, então alguém sempre vai tentar derrubar o mago no início da peleja. Então coloque uma armadura leve de couro e uma espada na mão do mago, isso pode ser o suficiente para enganar seus inimigos.
Bem já estou me alongando demais, este tema tem muitas vertentes. Acabei falando apenas de duas, mas existem inúmeras formações que funcionam para as mais diversas situações, algumas delas vão funcionar no seu grupo, outras não. O macete é a prática. Quanto mais o grupo se entrosar, mas fácil fica definir uma formação adequada.
Espero que minhas pequenas dicas façam vocês pensarem no assunto e não deixem de colocar suas idéias de formações de combate nos comentários.
"Retirado da integra do Blog RPGMD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!